quarta-feira, 18 de março de 2009

Forma de controle (devaneio 2)

Mate uma árvore, derrube-a com um machado, pode ser um Eucalipto, Pinus Eliotti ou Pinus Taeda, com a madeira cortada faremos um processo de fabricação em cinco partes: (1) estoque de cavacos, (2) fabricação da polpa, (3) branqueamento, (4) formação da folha, (5) acabamento. Para se transformar a madeira em polpa, que é a matéria-prima do papel, é necessário separar a lignina, a celulose e a hemicelulose que constituem a madeira. Para isso se usam vários processos, sendo os principais os processos mecânicos e os químicos.
Os processos mecânicos basicamente trituram a madeira, separando apenas a hemicelulose, e assim produzindo uma polpa de menor qualidade, de fibras curtas e amarelado.
O principal processo químico é o Kraft, que trata a madeira em cavacos com hidróxido de sódio e sulfeto de sódio, que dissolve a lignina, liberando a celulose como polpa de papel de maior qualidade.
No branqueamento a pasta marrom passa por reações com peróxido, dioxido de sódio, ozônio e ácido e é lavada a cada etapa transformando-se em polpa branqueada.
Na Secagem a polpa branqueada é seca e enfardada para transporte caso a fábrica não possua máquina de papel.
Na máquina de papel a celulose é seca e prensada até atingir a gramatura desejada para o papel a ser produzido.
Pronto, temos um pedaço de papel.
Agora recorte esta folha em vários pedaços retangulares, e com tinta, desenhe um número, de cor verde preferencialmente, crie milhões desses papéis e distribua a todos, uma quantia razoável para que todos possuam um valor equilibrado entre eles, mas calma isso é só no começo, então diga-lhes que cada papel tem um valor e como foi você que criou terá uma taxa sobre cada valor pelo seu esforço, então se todos tiverem, por exemplo, 100 (cem) desses papéis e que você vai cobrar uma dívida de pelo menos 5% de cada papel, então todos devem a você 105 desses papéis, faça com que eles utilizem esses papéis para tudo o que quiserem e desejarem, e que só terão o que querem se possuir estes papéis.
Mais tarde basta criar novos papéis com números e cores diferentes, cada número um valor, que vai de um menor valor até o mais alto, podendo assim cobrar um pouco mais por seu "esforço".

P.S.: Dinheiro é um pedaço de papel que é uma árvore morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja livre!